Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa turma _OF_T03
Apresentação
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras. Está prevista a instalação, no total, de 1300 LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, medida integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da Transição Digital na Educação. De salientar que os LED assumem o formato de laboratórios multifacetados, direcionados para o desenvolvimento das áreas da Programação e Robótica, Artes e Multimédia e STEM (https://led.dge.medu.pt/). Neste contexto, a Direção-Geral da Educação considerou importante o desenvolvimento desta formação, que apresenta e explora exemplos práticos para serem aplicados na sala de aula, utilizando componentes e equipamentos tecnológicos fornecidos pelos LED, com o objetivo de apoiar as escolas na integração pedagógica destas tecnologias.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED); - Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED; - Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar; - Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. - Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos
Módulo 0: Apresentação (2 horas: 2 presenciais) - Apresentação dos formandos e formadores; - Apresentação da formação; - Introdução aos Laboratórios de Educação Digital; - Conhecer o modelo de cenário de aprendizagem; - Iniciar um mural de partilha das atividades da formação. Módulo 1: Aprender com recurso à impressão 3D (4 horas: 2 presenciais; 2 online síncronas) - Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização da impressão 3D; - Explorar a criação de objetos 3D, configuração da impressão e parametrização de objetos a imprimir; - Realizar atividades práticas com recurso à impressão 3D, adequadas a diversos contextos curriculares; - Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à impressão 3D. Módulo 2: Comunicar com Artes e Multimédia (4 horas: 2 presenciais; 2 online síncronas) - Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de equipamento Multimédia; - Explorar a utilização do teleponto e do Chroma Key; - Explorar funções básicas de um editor de vídeo, como recorte, inclusão de filtros, texto, áudio e legendas; - Realizar atividades práticas com a utilização de equipamento Multimédia, adequadas a diversos contextos curriculares; - Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de equipamento Multimédia. Módulo 3: Investigar com o micro:bit (4 horas: 2 presenciais; 2 online síncronas) - Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de placas micro:bit; - Explorar a programação das placas micro:bit, a partir do simulador, abordando desde projetos simples (como a exibição de mensagens ou animações) a projetos com uso de sensores; - Realizar atividades práticas com a utilização de placas micro:bit, adequadas a diversos contextos curriculares; - Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de placas micro:bit. Módulo 4: Explorar e programar com robôs (4 horas: 2 presenciais; 2 online síncronas) - Explorar cenários de aprendizagem com recurso a robôs; - Explorar conceitos básicos de programação de robôs, incluindo movimentos simples e o uso de sensores e motores; - Realizar atividades práticas com a utilização de robôs, adequadas a diversos contextos curriculares; - Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização da robótica. Módulo 5: Atividades STEM na sala de aula (4 horas: 2 presenciais; 2 online síncronas) - Explorar cenários de aprendizagem com recurso ao equipamento STEM; - Explorar componentes do kit de ciências sobre energias renováveis; - Realizar atividades práticas para a utilização de equipamento STEM, adequadas a diversos contextos curriculares; - Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso ao equipamento STEM. Módulo 6: Apresentação e reflexão sobre a implementação (3 horas: 3 presenciais) - Autoavaliação e autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido; - Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos; - Reflexão final sobre a ação de formação.
Metodologias
Presencial: A oficina irá decorrer na modalidade de b-learning, com sessões presenciais e sessões online síncronas, com a seguinte distribuição: 15 horas presenciais e 10 horas online síncronas. O formador irá recorrer às plataformas de gestão de aprendizagem e de videoconferência para a dinamização das sessões online síncronas. Trabalho Autónomo: Nas 25 horas de trabalho autónomo, os formandos criam e implementam atividades de aprendizagem, em contexto disciplinar e/ou interdisciplinar, integrando os conteúdos explorados nas sessões conjuntas. Durante as sessões de formação, refletem e participam nas tarefas em curso. Como trabalho final, criam um cenário de aprendizagem com recurso aos LED, incluindo atividades experimentadas com os alunos, e elaboram o seu Relatório de Reflexão Crítica Individual, submetendo-os em local próprio.
Avaliação
AVALIAÇÃO DOS/AS FORMANDOS/AS: A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua e terá como referência os objetivos desta modalidade formativa, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; -Realização das Tarefas nas Sessões (25%); - Investigação, Produção de Trabalhos e/ou Materiais, Aplicação (60%); - Reflexão Crítica/Relatório Individual (15%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças – Assistência a, pelo menos, 2/3 das horas presenciais/online de formação.
Bibliografia
Attewell, Jill (2020). Makerspaces in schools. Practical guidelines for school leaders and teachers. e50edfbf-b30d-49a2-a066-da2991cfb921 (eun.org) Attewell, Jill (2019). Building Learning Labs and Innovative Learning Spaces: Practical guidelines for school leaders and teachers. https://fcl.eun.org/documents/10180/4589040/FCL_guidelines_2019_DEF.pdf Bannister, D. (2017). Guidelines on exploring and adapting learning spaces in schools, Practical guidelines for school leaders and teachers. European Schoolnet. Belgium. https://files.eun.org/fcl/Learning_spaces_guidelines_Final.pdf Carravetta, L. (2015). Do microensino à vídeo-aula na era digital. file:///C:/Users/apaul/Downloads/admin,+Carravetta+OK+Fechada.pdf European Schoolnet (2019). The STE(A)M IT Framework: European integrated Stem teaching framework. https://files.eun.org/STEAMIT/STE(A)M-IT-Framework-Digital.pdf
Observações
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A seleção dos/as formandos/as será feita de acordo com a ordem de inscrição, respeitando as seguintes prioridades: 1.ª Prioridade – Docentes do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira – Amareleja/Agrupamento de Escolas de Barrancos/Agrupamento de Escolas de Moura que necessitam de horas de formação para a progressão na carreira/índice; 2.ª Prioridade – Outros docentes do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira – Amareleja/Agrupamento de Escolas de Barrancos/Agrupamento de Escolas de Moura.
Formador
João Miguel Guerreiro Gouveia
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
| 2 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 3 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
| 4 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 5 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
| 7 | 28-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 8 | 04-02-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 9 | 25-02-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |