
Atividades Rítmicas Expressivas no âmbito do Desporto Escolar turma _CF_T01
Apresentação
A modalidade de Atividades Rítmicas Expressivas trata-se de uma matéria curricular na Educação Física e que tem também grande expressão no Desporto Escolar. É uma modalidade com características educativas relevantes a nível motor, cognitivo e afetivo; é de fácil implementação nas escolas, existindo uma significativa necessidade de formação por parte dos Professores de Educação Física e Desporto Escolar. Assim, a DGE Divisão do DE pretende proporcionar formação aos professores de EF com Grupo/Equipa desta modalidade no DE, que lhes permita aumentar as suas competências, através da aquisição e aprofundamento dos conhecimentos técnicos e metodológicos específicos das Atividades Rítmicas Expressivas, elevando a qualidade do ensino e do treino.
Destinatários
Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores/as dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Desenvolver competências pedagógicas, metodológicas e técnicas nos formandos, para a abordagem às Atividades Rítmicas Expressivas (ARE), no âmbito do Desporto Escolar (DE); - Apresentar aos formandos, estratégias inovadoras, processos de treino diferenciados, tendo como base os conteúdos da dança; - Entender, planear e desenvolver o processo de construção coreográfica, respeitando as suas diferentes fases, em contexto de projeto de grupo; - Apresentar, observar, analisar e avaliar pequenas peças coreográficas.
Conteúdos
Módulo 1: Introdução às Atividades Rítmicas Expressivas (ARE) 2 horas 1. As ARE no Desporto Escolar 2. O Professor Responsável do Grupo/Equipa 3. A Competição 4. Princípios do processo de Construção Coreográfica Módulo 2: As Invariantes da Dança 1 hora 1. Corpo 2. Ritmo 3. Espaço 4. Relações 5. Dinâmica 6. Intenção 7. Improvisação Módulo 3: O Treino 4 horas 1. Metodologia de treino das Capacidades Físicas 1 2. Processo de criação seleção e análise do contexto 3. O regulamento das ARE 4. Oficina do Movimento 1 Módulo 4: O Contexto 3 horas 1. O Atleta 2. O Grupo/Equipa 3. Projeto Experimentação Módulo 5: O Enredo 4 horas 1. Processo de criação os segmentos P-M-F 2. Dinâmicas de Grupo: Formações e transições Módulo 6: O Projeto 3 horas 1. Trabalho colaborativo supervisionado 2. Observação e análise Módulo 7: A Liderança 4 horas 1. Visão, missão e valores 2. Processo de criação performance vs skill 3. Dinâmicas de Grupo 2: a coreografia de grupo Módulo 8: A Apresentação 3 horas 1. Projeto finalização 2. Observação e ajuizamento Módulo 9: A Avaliação 1 hora 1. Apresentação do Projeto - prático 2. Ajuizamento dos projetos teórico.
Metodologias
A ação terá uma abordagem teórico-prática, com exposição, partilha e discussão dos conteúdos. Será de forte natureza experimental prática, improvisação, e da alta intensidade física. Módulo 1 (2 horas): Exposição teórica / discussão; Módulo 2 (1 hora): Prática; Módulo 3, 5 e 7 (4 horas): Teórico/prático; Módulo 4, 6 e 8 (3 horas): Teórico/prático Trabalho de grupo; Módulo 9 (1 hora) Avaliação prática e teórica.
Avaliação
A avaliação prática consiste no planeamento, construção, execução e apresentação de um projeto coreográfico em grupo. A avaliação teórica consiste no preenchimento da uma ficha/carta de ajuizamento das ARE. Na avaliação quantitativa desta ação de formação será atribuída a classificação quantitativa na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Andrade, C. R. (2018). Dança com Crianças - Propostas, ensino e possibilidades. Curitiba. Appris. Batalha, A. P. (2004). Metodologia do ensino da dança. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana Edições. Bradley, Karen K. (2019). Rudolf Laban. Routledge. Jay, Danielle (2020). Dance Teaching Methods and Curriculum Design: Comprehensive K-12 Dance Education (2ª ed.). Human Kinetics.
Observações
Apenas serão aceites as inscrições dos/as docentes selecionados/as pela equipa da Formação do Desporto Escolar, da DGE.